Como montar uma gráfica


maquina offset

Montar uma gráfica assim como qualquer tipo de negócio tem seus riscos inerentes à atividade empresarial, por outro lado, os empreendedores que conseguem se estabelecer são muito bem recompensados. Por se tratar de um mercado com certa barreira de entrada, referente ao capital inicial necessário para montar uma gráfica, de modo geral proporciona bom retorno sobre o investimento.

Produtos

Uma gráfica confecciona desde cardápios a convites de casamento, desde cartões de visita a livros e revistas. As gráficas podem oferecer uma gama de serviços bem diversificada de acordo com os interesses e investimento de cada empreendedor. A qualidade dos produtos, o prazo de entrega e o preço são fatores determinantes da decisão de compra e satisfação dos clientes.

Pontos importantes ao montar uma gráfica

Uma das dificuldades relacionadas a montar uma gráfica é falta de mão de obra qualificada. Outra dificuldade está relacionada a ganhar em preço, prazo e qualidade a concorrência com empresas já estabelecidas.  Estes riscos podem ser diminuídos bastante com a realização de um bom plano de negócios qual deve conter análises de mercado, operacional e financeira.

Análise de mercado

Quanto a análise de mercado é onde o empreendedor deverá levantar informações dos clientes, seu perfil, localização, hábitos de compras, dentre outros itens. Obter informações também dos concorrentes, pesquisando quais são seus principais produtos e serviços oferecidos, preços praticados, pontos fortes e fracos. Você pode conseguir um mapa da região em que pretende atuar e contar a quantidade de concorrentes e sinaliza-los no mapa para conseguir uma visão geral do cenário.
Dica: digite no Google mapas o CEP da região onde você pretende montar a gráfica e você terá um mapa para trabalhar
Quanto ainda à análise de mercado, você deveria mensurar se o volume de serviços atual comporta mais uma empresa para competir pelos mesmos clientes.

Perfil do cliente

Os clientes de uma gráfica são bem diversificados. Os produtos podem ser direcionados para consumidores pessoas físicas de ambos os sexos, de várias faixas etárias, diversas classes sociais, empresas de diversos segmentos, órgãos públicos e outras entidades.

Análise financeira.

A análise financeira para montar uma gráfica vai se basear na análise de mercado e estrutura física desejada. Na análise financeira você deverá determinar qual o valor você gastará para montar a gráfica e de acordo com uma previsão de vendas, descobrir qual o tempo necessário para retornar este investimento para o seu bolso.

Análise operacional

O planejamento operacional da empresa deve conter os detalhes de como funcionará a gráfica, fluxogramas, rotinas de trabalho, layout, deverá dizer o que, quando, porque e quem fará cada atividade da gráfica. Muitas vezes um planejamento operacional adequado pode reduzir os custos e aumentar a produtividade, melhorando a competitividade da gráfica.
Conheça alguns equipamentos necessários para montar uma gráfica:

  • Impressora tipográfica
  • Gravadora de chapas
  • Impressora offset
  • Dobradeira
  • Refiladora
  • Guilhotina automática ou semi-automática
  • Grampeador
  • Serrilhadeira
  • Picotadeira
  • Scanner de mesa
  • Sistema de numeração
  • Computador
  • Impressora a laser

Montar uma gráfica Rápida.

Diferente da gráfica convencional, exige menor investimento. Uma gráfica rápida tem a característica de entregar mais rapidamente os produtos e normalmente trabalham com tiragem melhor do que cinco mil. Neste outro tipo de gráfica a localização tem caráter mais importante do que na gráfica convencional, uma vez você tenderá a atender um maior volume de clientes.


DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!

Anterior
(Postagem Anterior)
Próxima
(Proxima Postagem)

  • FACEBOOK
  • BLOGGER
0 comentários